quinta-feira, 31 de julho de 2014

Leocardo fala aos bairristas (outra vez)


Terminamos assim mais de um mês de Bairro do Oriente, e apesar de Julho ter sido o mês com menos visitas em 2014 (menos de seis mil, destronando as 6152 de Abril como recorde negativo), tivemos nesta última semana artigos que mereceram a atenção dos leitores - e muito vos agradeço. O artigo Vocês em Macau... teve 354 visualizações, o artigo Quem se mete com o Afonso, leva foi o segundo mais popular, com 278 cliques, e o artigo do último Domingo dedicado ao grupo dos "vigilantes" do serviço de táxis, Que vergonha de táxis levou a "medalha de bronze", com 183 visitas. Isto não me adianta nem atrasa em termos de conta bancária ou sequer de ego, mas é sempre agradável saber que as pessoas lêem, gostam, partilham, comentam, enfim, o meu propósito é promover a discussão, chamar a atenção, apelar à reflexão. Hoje como sempre continuo aberto a críticas, sugestões, propostas, tudo o que nos leve à troca de pontos de vista e, o mais importante, que estimule a leitura. É importante ler, meus amigos. Não sou escritor, não estou a insinuar que escrevo bem, ou que o blogue é "uma referência", mas devemos encher a cabeça de conhecimento antes de pensarmos em dar certas "marradas", pois só assim não nos arriscamos a partir a tola e ficar a ver estrelas. Lede, lede ó criaturas de Deus.

A rede social Facebook tem sido cada vez mais um veículo de promoção do blogue, e neste momento a conta do Leocardo tem quase 1600 amigos e simpatizantes - cerca de mais meio milhar do que tinha no início deste ano. De vez em quando levo a cabo uma pequena angariação de leitores para o blogue, "convidando-os" para se juntarem ao clube de leitores do Bairro do Oriente. Cada vez que levo a cabo esta campanha opto por escolher os utilizadores do FB com que tenha pelo menos 40 amigos em comum (na maior parte dos casos de 70 para cima), dou preferência aos naturais ou residentes de Macau, e claro, que dominem a língua portuguesa, condição sine qua non para entender o que está aqui escrito, e apesar de não recusar o convite de ninguém, mesmo que não entenda a língua portuguesa, na hora de pedir amizade esse é um requisito indispensável. Mais uma vez, e por isso peço desculpa, evito enviar esse pedido a pessoas que se tenham demonstrado hostis ao blogue, ou que ainda não tenham recuperado do "trauma" que foi o anonimato que mantive desde 2006 a 2012, que os levou a olhar por cima do ombro cada vez que queriam cometer alguma inconfidência. Desculpem, ok? Por favor? Por misericórdia? Pretty please with fucking sugar on top?

Mas a mão que estendo em sinal de amizade é ainda mordida por quem não está interessado em se juntar à elite que recebe em primeira mão notificaç­ões sobre a actualização do blogue, que em vez de me ignorar, escolhe aquela opção chatinha do "não conheço este gajo", que leva a que os tipos do Facebook me suspendam temporiaramente de enviar novos pedidos. Eu até preferia que me insultassem, sei lá, pois assim pelo menos sabia quem eram, e não vos chateava mais. É que a rede social, apesar da sua semi-omnipotência, não me informa sobre quem não está interessado na minha simpatia. Se calhar têm medo que eu me vista de gaja, degole um caniche e a seguir vá atrás do tipo ou tipa que me rejeitou e faça um casaco ou um vestido com a sua pele (isto dava um filme candidato a Oscar...epá esperem lá, já deu...porra, esqueçam). Não, eu nunca faria isso, e como já deixei bem claro, não estou aqui a pedir amizade a ninguém para os "engatar", curar a solidão ou obter qualquer contrapartida - estou só a convidar à leitura do blogue, caraças. Tudo bem, aguento mais algumas "negas", e já sei que são uns gajos muito senhores do seu nariz, e que não querem nada com "gente que não conhecem de lado nenhum". Tiro o chapéu à vossa sociabilidade, ó trogloditas neandertáis.

Assim, e voltando ao tema que aqui me trouxe, acaba o mês de Julho, que apesar de ter sido passado no primeiro terço fora do território, deu para escrever 144 artigos, e além dos que mencionei como mais lidos, outros que também despertaram algum interesse aqui e ali, enfim, pois com excepção dos convites pelo Facebook, não faço qualquer publicidade, e permitam-me mais uma vez tocar esta cassete, que até parece que estou esclerosado: dá-me imenso gosto que leiam o blogue, escrevo-o para todos, agradeço a simpatia, recebo as críticas e respondo, ignoro os insultos a terceiros, especialmente família e derivados, e pronto, não me vou armar aos cucos e cometer o pecado maior da arrogância, dizendo que estou sempre certo e que tenho razão. Amanhã dia 1 é sexta-feira, vou actualizar o blogue como é hábito, e depois vou passear no fim-de-semana, mas mesmo assim vou tentar manter o fogo do Bairro do Oriente aceso, para quem quiser aquecer as mãos, o café, ou tostar um "marshmallow". Obrigado e fiquem deste lado. Bem hajam!

1 comentário:

Pedro Coimbra disse...

Estes meses de Verão (Julho e Agosto, sobretudo) são os mais parados.
É normal, a malta está em férias, não está para ler blogues.
BFDS