segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A agenda de Agnes Lam (ou como me tornei "agnéstico")



如果連你自己也不站起來捍衛你的信念,沒有任何人會為你挺身而出。
Se não fores tu a lutar pelos teus sonhos, ninguém mais lutará.




Quando eu era (ainda mais) pequenina, já era assim, toda espevitadinha!

那時和香港院校對賽的辯論比賽,幾乎都在這裡舉行,漸漸的這地方會象徵著一種言論自由的氣氛。是的,一個小小的不起眼的半開放空間,曾經是最多論壇舉辦,言論最多元的地方,也是我從學生時代到教學生涯,演講最多的地方。

Lembro-me tão bem daquele auditório, onde da liga de democracia de Hong Kong se reunía, na Universidade de Macau. Era tão pequeno...mas o importante não é o tamanho, mas como se usa. E foi aí que eu comecei a abrir a boca, e...falei. Falei e nunca mais me calei até hoje.



Avó, antes de ir ao mercado, importa-se de comprar o meu peixe?

早晨,水上街市!

No mercado, molhadinha, molhadinha. Quem leva para a Assembleia Legislativa a carochinha?



Meus Deus...a pandinha morreu. Ainda bem que não fui eu!



1- Roco Ma (22/6): Você é professora da Universidade de Macau, deve ter estado lá ontem. Gostava de saber o que pensa do incidente.

2- Roco Ma (23/6): A Universidade deve ensinar os alunos a pensar de forma independente, e a abrir os seus horizontes. Agnes Lam, você usa o método científico, deve ter uma opinião sobre o assunto. Já agora queria dizer-lhe que votei em si.

3- Roco Ma (24/6): Vá lá, não deve ser tão difícil assim responder!

4- Agnes Lam (25/6, três dias depois): Roco Ma: eu não estava lá nesse dia; estava ocupada com trabalho administrativo, e não me posso pronunciar sem consultar as pessoas envolvidas, pois estaria a ser injusta.

5- Roco Ma: Mais vale tarde que nunca. Espero que se faça justiça. Obrigado.



Estou a rir...ou a chorar? Vou fazer uma pesquisa e depois digo. Mandem as vossas opiniões por e-mail.

捐Bra行動開始啦!各位一起來Free the girls吧!這是個幫助非洲少女的環境行動。 — at 印尼街.

Têm soutiens lá em casa que nunca tiveram coragem de usar e nem sabem o que estavam a pensar no dia em que os compraram? Doem-nos para África, para não vermos mais aquelas pretas na televisão com as mamas todas murchas e pinguças. Blergh!



日出東方,早晨!

Se o sol estiver a aparecer de leste, significa que é de manhã! Vejam só o que se aprende ao ser sofisticada e portátil, como eu.



雨下得像水墨。

Será a chuva que cai como tinta, ou a tinta que cai como chuva?



A velha pensa que eu sou um prato de arroz chau-chau ou quê?

我沒有不滿現狀到希望回到葡萄牙管治的歲月,可是,澳門以往那些小小的餐廳那種南歐人特有的熱情,在葡國再遇上,還是會令人懷念。

Aqui estou em Portugal, mas não é porque tenho saudades desses colonialistas asquerosos! Não, não! Vim comer bacalhau...costeletas de porco...participar de um curso em Coimbra...prometo que não me sento na sanita. Depois faço uma pesquisa, um estudo, um inquérito, e então apresento um relatório.



Sim, sr. Chefe do Executivo? Sou eu, não tenha medo. Claro, claro, olhe, é assim: eu e a minha equipa realizámos um estudo durante três meses, e chegámos à conclusão que devia gastar mais dinheiro na educação. Ai sim? Já sabia? Obrigado.



Eu bem queria parar de fazer esta cara de parva, mas não consigo. O momento é solene...

今天,我第一次有份在現場投票。我希望最快在2019年,所有澳門選民都可以一人一票選特首。可是,親歷過兩次立法會選舉,再觀察香港近年的政局以及澳門近日的亂局,坦白說,我覺得澳門政制要進一步民主化比想像的要艱難。

Querida classe média: olha para mim a votar para o Chefe do Executivo - foi a minha primeira vez. Eu tinha tanto medo, mas quando naquela urna tão estreita entrou um boletim ainda mais fino, sabia que tudo ia correr bem. Ai, quem me dera que em 2019 todos pudessem votar, vocês também, classe édia...foi tão agradável, mas é difícil. É difícil, classe média. Olho para o que se tem passado nos últimos anos em Hong Kong, e o que se passou recentemente em Macau...é muito difícil. E não me dá jeito - para quê, se eu já cheguei aqui? Não se esqueçam classe média: fui eu quem vos inventou.



O Observatório Cívico recomenda: obedeçam à polícia. Só se chega à "democracia" votando num candidato único aos 400 de cada vez.



"E quem temos na Universidade? Por exemplo, a Agnes Lam, e não me consta que a Agnes Lam se tenha queixado de ser perseguida. E no entanto, a Agnes Lam é uma voz crítica"

謝謝, 叔叔 ☺


Sem comentários: