segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Depilações



- Boa noite Leocardo, alegre conquistador, dotado povoador da Papua, abade de Pias...isto é ridículo, porque é que insiste que leiamos isto sempre que vem cá?

- Pela mesma razão que me têm que aturar todas as semanas.

- Ah...bom, eleição para o Chefe de Executivo, vocês esteve lá e viu.

- Vi, vi, vi...vi, vi, e ouvi! Ouvi, Rita Palha-Ribeiro Telles, e olhe...uh...eu mais ou menos a meio da votação, já tinha ouvido o nome de Chui Sai On 185 vezes, e...pensei: "Chui Sai On vai ganhar!". E não me enganei, Rita. Mais uma vez...não me enganei, pronto.

- Genial. Mas estava à espera que Chui Sai On fosse eleito com 380 votos?

- Olhe Rita, por acaso antes da eleição eu tinha dito que Chui Sai On ganharia aí com "uns 380 votos", um número ao calhas, e olhe, mesmo assim acertei!

- Contaram-me foi que você murmurou "ummtrexantesiseixanosputos", ou algo do género.

- Penso que fui bem claro, Rita Tavares-Telles. Penso que fui bem claro.

- Muito bem, mas esperavam-se mais abstenções, e que faltassem mais elementos do colégio eleitoral...

- Pois é mas olhe, houve 13 votos em branco, o que demonstra bem que a democracia está viva em Macau, que mexe, existe a alternativa, e....olhe, três votos nulos, que é bom, pois as pessoas começam a aprender a meter uma cruz à frente do único nome que está no boletim. E quanto aos que faltaram, olhe, só três pessoas e um Coutinho, o que prova que a eleição é importante, Rita. As pessoas não foram de férias para votar no Chefe do Executivo.

- Que maravilha, veja só que sacrifício. Bem, e como vai ser o segundo mandato de Chui Sai On, Leocardo?

- Trabalhar, Rita, trabalhar. Há muita coisa para fazer. Vá, trabalhar, tudo a trabalhar. Trabalhar, e depois quando acabar de trabalhar, há trabalho para fazer. Toca a trabalhar!

- Pronto, já entendi. E o que espera de Chui Sai On para os próximos cinco anos?

- Eu acho que ele vai fazer qualquer coisa.

- ...

- Sim, posso ajudar?

- Alguma coisa, o quê?

- Bom, ó Rita Palha-Ribeiro Telles, Macau tem pela frente muitos desafios. É preciso trabalhar, trabalhar e trabalhar. Muitos desafios.

- Quais desafios, por exemplo?

- Tantos, sei lá, por exemplo...hmmm...tivemos o Benfica-Lam Pak, na semana passada, e o Sporting de Macau-FC Porto de Macau no fim-de-semana, e até a Bolinha acabar ainda falta um mês.

- Pois...e...secretários? Avançaram-se alguns nomes...Cheong Kuok Vá, e...

- Eu é que disse! Eu é que disse! Fui primeiro! Eu! Eu! Eu!

- Pronto, OK, calma. E acha que ele vai continuar?

- Sim, Rita, porque veja: aquela Secretaria para a Segurança combina elementos militarizados e da sociedade civil, e só Cheong Kuok Vá tem a capacidade de impedir que eles se matem uns aos outros. É uma Secretaria complicada.

- Posto assim, deve ser. Cheong U...

- Conheço.

- Eu sei que conhece, mas o que acha?

- Ah ele já lá estava, por isso se continuar é bom, porque a esse já sei dar a volta. Mas é preciso trabalhar, trabalhar! Muitos desafios!

- A saúde está mal...

- Não, Rita, por acaso não. O último "ketchup" que fiz em Ban-gue-co-que diz que estava tudo bem, tirando os bicos de papagaio, mas isso é normal para a idade, e aquelas vozes que às vezes oiço na minha cabeça que dizem que sou o mais inteligente e o mais bonito afinal não eram efeitos da demência, mas sim pessoas, pessoas verdadeiras de carne e osso que me diziam.

- Fico feliz em saber. Ahem. Outros nomes adiantados são Ho Veng On, André Cheong, Alexis Tam...comenta estes nomes?

- É assim, Rita, é assim...é assim...é assim...eu nunca...eu nunca...eu nunca...uhh...não, não, não...

- Er...tudo bem consigo? Precisa de um copo de água?

- Não, eu não...eu não...quer dizer, eu não comento, desconheço as fontes, aliás, as auto-intituladas fontes. E isto das fontes, cuidado, recordo-me por exemplo do uatérgaite...da "Garganta Funda".

- Da quem?

- "Garganta Funda", Rita Palha-Ribeiro Telles. Você é muito nova para se lembrar. Era um filme, com a Linda Lovelace, que tinha uma condição rara que só lhe permitia...

- Estão ali a fazer-me sinal, qualquer coisa para lhe "cortar o pescoço", acho que querem que passemos em frente. Então, mas não comenta pelo menos os nomes?

- Olhe Rita, eu tenho a minha opinião própria, mas imagine que agora começo a bajular estes e dizer que são os melhores para o cargo, que assentam como uma luva, e depois vêm outros. Como é?

- De facto...mas conhece-os?

- Então não, coração, andaram comigo à costura.

- Falam todos português.

- Pois é, senão como é que eu lhe enchia as orelhas até ficarem com a minha retórica obtusa tatuada nos tímpanos? E eu não faço futurologia, isto não é futebol, mas vou adiantando que se algum deles ou alguns ou todos se confirmarem, foi o que eu sempre pensei.

- Pensou...?

- Auto-intituladas fontes, Rita. Auto-intituladas fontes.

- E os resultados do referendo? E por favor não grite!

- Não...quer dizer, eu não...eu não...uhhh....iihhh...

- Então?

- Repare, a eleição para o Chefe do Executivo, foi uma coisa espectacular, com regras e tinha uma juíza, e aquele inquérito, ou sondagem ou o raio que os parta, não tinha uma juíza. Nem juízo! Eh, eh, eh...

- Mas foram mais de oito mil participantes.

- Eles dizem que foi! Ele dizem que foi! Para mim foram 6, meia dúzia, os mesmos do sempre, os do costume.

- Mas olhe que eu conheço mais de meia-dúzia de pessoas que votaram, muitas mais aliás.

- Pode ser, mas repare Rita, mesmo que fossem oito mil, e depois? Ai disseram que devia haver sufrágio universal? Eu arranjo outras oito mil a dizer que não querem! E outros oito mil que dizem que querem mas é ilegal! E outros oito mil que dizem que é ilegal e por isso não podem! Mais oito mil a dizer que não podem e por isso são presos! E isso tudo consigo-lhe arranjar em vinte minutos aqui à porta do estúdio daqui da Xavier Pereira, na rua, às três da manhã de um dia de semana e a chover!

- Duvido, mas deixe lá. E as detenções?

- Olhe eles deram muita importância a isto, e criaram uma bola de neve metafórica, quando deviam era criar uma bola de neve real, que com este calor dava muito jeito. Agora os meninos estão contentes, pá, andaram a brincar com o fogo, e depois quando estiverem a cumprir 16 perpétuas a pão duro e água, vão ver o que é bom para a tosse. O espírito, Rita Palha-Ribeiro Telles, o espírito da lei vai assombrá-los para toda a eternidade.

- Assustador. Bem, obrigado pelo seu tempo Leocardo, e...olhe, até um dia destes, pelos vistos.

- E é preciso trabalhar Rita, trabalhar!

- Ainda bem que sabe disso. Adeus.

- TRABALHAR!

- Já ouvi, vá lá, até logo.

- TRABALHAR! TRABALHAR! TRABALHAAAARRRR!!!!!

- Epá tirem-me daqui este gajo, por amor de Deus!


Sem comentários: